O que é assessoria de imprensa? Saiba aqui

Quando você lê jornal, acessa um site ou assiste a um vídeo, seu lado consumidor, muitas vezes, consegue perceber quando aquele conteúdo é um #publi, uma matéria paga ou, ao contrário, é um conteúdo jornalístico ou informativo. Ou seja, pela sua experiência pessoal, você sabe que não adianta tentar enganar o consumidor. Vem saber mais sobre a assessoria de imprensa.

Empresas que usam matérias pagas e as mostram como jornalísticas, editoriais, até  podem enganar o público por um tempo, mas quando os consumidores percebem que foram enganados, o dano à marca é fato.

Ter um bom relacionamento com a imprensa é fundamental para conquistar espaços espontâneos nos veículos, ser consultado como fonte em pautas sobre o seu mercado de atuação, ser lembrado como referência no segmento.

E para criar e manter esse bom relacionamento, você pode contar com os serviços de uma assessoria de imprensa. É ela que transformará sua empresa em notícia, ou seja, a tornará atraente para os veículos de comunicação.

Mas, afinal, o que uma assessoria de imprensa faz?

Mais do que um serviço, a assessoria de imprensa é uma estratégia para quem quer gerar visibilidade para o negócio ou para o profissional em questão. O assessor de imprensa – que pode ser uma pessoa ou uma equipe – faz a relação entre sua empresa e os profissionais que atuam na mídia (como sites, blogs, jornais, revistas, rádio, tv, jornais) para conquistar a divulgação espontânea – e gratuita – do seu produto, serviço ou marca. Ou seja, ele trabalha para transformar você, que é o cliente, em notícia.

O assessor de imprensa busca, na sua empresa, diferenciais que sejam uma notícia em potencial, como novos projetos, a ampliação da produção, ações sociais, campanhas internas, a expertise de pessoas da sua equipe, para dar alguns exemplos. Então, pega essas informações, transforma em notícia e faz a ponte entre elas e os veículos com os quais já mantêm um relacionamento.

Para isso, mais do que conhecer 100% da sua empresa, o assessor precisa entender bem do seu mercado de atuação e de quem, nos veículos de comunicação, se interessa por ele. São essas conexões que tornam o trabalho da assessoria de imprensa tão assertivo: o profissional que você vai contratar precisa conhecer as pessoas certas, nos lugares certos e saber conversar com elas na hora certa.

O que procurar em uma assessoria de imprensa?

Agora que você sabe o que faz uma assessoria de imprensa e entende que sua atuação ajudará a tornar a sua empresa referência na sua área de atuação e uma autoridade perante seus consumidores, é importante destacar o que é importante observar na hora de escolher um profissional ou empresa:

– as experiências anteriores: assessorias de imprensa cujos profissionais têm experiência em veículos trazem não apenas um networking mais apurado, mas também um olhar de repórter. Quem já trabalhou em redação sabe bem o que vai interessar ao jornalista que ainda está nos veículos;

– o tempo de experiência na área: quanto mais tempo de profissão o assessor  tem, maior e mais estreito tende a ser o seu relacionamento com os jornalistas e, consequentemente, a sua entrada nos veículos;

– a atualização dos profissionais: em tempos de LinkedIn, lembre-se de dar uma olhada no perfil dos profissionais que atuam na empresa que você quer contratar e saber se eles se atualizam as mudanças do mercado, os clientes que atendem, quais oportunidades geram para eles, etc.;

Ficou interessado? Quer saber mais sobre como uma assessoria de imprensa pode atender às necessidades da sua empresa? Clique aqui para marcarmos uma conversa.