WTAG aposta no digital first no lançamento de nova linha da Pingouin

O key visual da campanha foi inspirado no disco de novelo: no Pingorumi, todas as cores para criar o amigurumi já vem no mesmo novelo

 

A Pingouin, marca nacionalmente reconhecida pela qualidade e variedade dos seus fios para crochê, tricô e macramê e tapeçaria, entre outros produtos de artesanato, escolheu a WTAG como parceira estratégica para cuidar da sua gestão de branding e comunicação. O atual desafio da agência foi desenvolver o lançamento da linha Pingorumi, a versão da Pingouin para os Amigurumis, bonecos feitos de crochê mundialmente conhecidos.

 

O Amigurumi tem origem na cultura japonesa e conquistou o coração dos brasileiros por seu estilo e produção artesanal. Como outras peças de moda ou artesanato, eles podem ser produzidos por qualquer pessoa e com qualquer fio. Agora, os Pingorumis se diferenciam, primeiramente, por sua forma e função. Ao desenvolver o produto inovador, a Pingouin buscou justamente combinar um formato de novelo inovador com um  conteúdo tão comum ao consumidor, elementos que se somam às receitas exclusivas para a criação dos bichinhos.

Todas as cores que serão usadas para compor a peça de crochê estão no mesmo novelo, causando um encantamento extra aos olhos do consumidor e facilita o processo artesanal. Com um mesmo novelo o consumidor tem a possibilidade de criar duas receitas pequenas ou uma grande. 

Os criativos da WTAG se inspiraram no disco de novelo idealizado para a entrega do Pingorumi ao mercado para desenvolver o key visual da campanha. Os formatos circulares e multicoloridos apresentados nas peças visuais de divulgação proporcionam um visual criativo, lúdico, afetuoso e estimulante, que resultou em uma embalagem personalizada e instagramável. O conceito se soma à chamada “Uma única bolacha. Muitas cores. Dois tamanhos.”, que norteia a campanha de divulgação, e abrange os principais diferenciais do Pingorumi em relação aos demais produtos encontrados no mercado.

“Ficamos muito felizes por tirar do papel esse primeiro grande projeto para a Pingouin, marca com mais de 60 anos de tradição no mercado brasileiro e tem muito a mostrar. Colocar nossa expertise em inovação na comunicação à disposição desse projeto é uma das formas que encontramos de seguir nosso propósito: transformar o futuro das marcas através de branding e performance”, comemora Lucas Feltes, CEO da WTAG. 

 

A estratégia de apresentação do Pingorumi ao mercado desenvolvida pelo time WTAG contou com uma série de ações digital first diferenciadas para dois públicos com objetivos bem distintos em relação ao produto: trade (ou seja, os revendedores) e consumidor final. Uma das estratégias foi a realização de duas lives: a apresentação do produto para os revendedores ocorreu uma semana antes do lançamento oficial, permitindo à empresa se aproximar ainda mais destes clientes e oferecer-lhes informações exclusivas em primeira mão; já a live para o consumidor final contou com a participação de uma artesã parceira, que apresentou detalhadamente o produto. Ou seja, dois públicos, diferentes necessidades, duas mensagens. 

 

Além das lives, a WTAG desenvolveu outras ações para os canais digitais da marca com intuito de criar maior interação com os consumidores, como a promoção da experiência de unboxing entre os compradores, e a apresentação do produto em diferentes formatos de conteúdo.  A campanha também conta com um jingle exclusivo do produto, envio do box personalizado para influenciadores digitais e ações em pontos de vendas e de relacionamento com os principais revendedores. 

 

Para a Pingouin, o resultado do projeto é motivo de comemoração. “As vendas estão indo tão bem que já estamos planejando uma próxima coleção”, celebra Andrea Cambiaghi, do Marketing da marca. Em relação à parceria, a gestora salienta que “a WTAG abraçou o projeto com muito entusiasmo e nos ajudou em todo o planejamento das atividades, desde arredondar o filme comercial que já estava em curso, criação de um design exclusivo e apaixonante”.