Tecnologia de ponta na hotelaria do Swan Generation

Empreendimento da rede Swan Hotéis conta com sistemas exclusivos de automação, que transformam a estada dos turistas em uma experiência única. As tecnologias especializadas da TOTVS e o aplicativo desenvolvido pela VEGA I.T. proporcionam funcionamento pleno do hotel sem recepção física ou telefone nos quartos.


A rede Swan Hotéis lança o Swan Generation, um empreendimento híbrido que apresenta três formatos de receptivo: hotelaria design, coliving e coworking/offices. Entre as características únicas deste hotel estão justamente as tecnologias de última geração que facilitam a vida de hóspedes, visitantes e funcionários.

Em parceria com a TOTVS e a VEGA I.T., empresas referência em seus ramos de atuação, o Swan Generation disponibilizará diversos recursos tecnológicos que garantem autonomia e agilidade durante toda a jornada do hóspede. O Easy Check-in da VEGA I.T. permite aos clientes realizarem o pré check-in pelo celular, antes mesmo de chegar ao hotel. A solução tem como objetivo evitar aglomerações. 

Aliás, o check-in no hotel será por meio de uma conferência digital. Nenhum papel será utilizado, nada será assinado fisicamente. Todo o processo de entrada ocorre digitalmente no Swan Generation que, inclusive, não tem sequer recepção. Hostess recebem, conferem e apresentam o empreendimento e mais nenhum contato será necessário. Os quartos não têm telefone, uma verdadeira quebra de paradigmas para a hotelaria tradicional. Todas as solicitações de serviços são via aplicativo ou WhatsApp. Informações sobre a estrutura do hotel, dicas do concierge virtual, cardápio digital por QR Code e até mesmo a abertura de portas via smartphone são algumas das features desenvolvidas pela VEGA I.T. para o Swan Generation.

A VEGA I.T. também fornece o sistema In-room Entertainment no aparelho de TV da acomodação, que possibilitará ao hóspede a visualização do extrato da conta, pedidos de serviços de quarto, informações turísticas da cidade e, ainda, acessar seus canais de streaming favoritos. São 50 canais à disposição no aparelho.

“A tecnologia proporciona autonomia ao hóspede, além de aumentar a receita extra do estabelecimento e reduzir custos operacionais. As nossas soluções reforçam o conceito inovador do Swan Generation e estamos muito felizes em fazer parte desse projeto. Com certeza, o empreendimento será um grande sucesso”, completa Matheus Quincozes, CEO da VEGA I.T.

O hotel conta com outra ferramenta exclusiva – o App Minha Governança, da TOTVS – que também pode ser acessado via web. Ela será a base de todo o sistema de governança hoteleiro e o Swan Generation será o primeiro hotel a utilizar esta tecnologia de forma tão completa no País. O app permite que as equipes de limpeza fiquem conectadas com a governança, recebendo as ordens de serviço pelo celular e registrando a execução em cada unidade diretamente no smartphone. As informações chegam mais rapidamente aos setores responsáveis para, entre outras tarefas, agilizar a liberação dos quartos.

Já o TOTVS Backoffice – Linha CMNET é uma solução administrativa que permite atender todas as demandas de gestão fiscal, contábil e financeira, de forma automática. É um sistema de gestão robusto e, ao mesmo tempo, flexível, criado para administrar a retaguarda administrativa de operações hoteleiras dos mais diferentes portes, em todos os segmentos de atuação. Com ele, é possível atender às necessidades de gestão desde o controle de estoque e almoxarifado até as áreas financeira, contábil e fiscal.

“Em um momento de retomada do setor, é fundamental proporcionar experiências inesquecíveis para os hóspedes – e a tecnologia é a chave para isso. As soluções especializadas da TOTVS atendem a operação hoteleira de ponta a ponta, e estão completamente alinhadas ao caráter inovador e disruptivo do Swan Generation. Essa parceria é motivo de orgulho para nós, e só podemos desejar muito sucesso ao empreendimento”, comenta Claudio Cordeiro, diretor de Hospitalidade da TOTVS.

No Swan Generation, a TOTVS também traz o TOTVS Hospitalidade PMS que é uma solução voltada para o segmento de hospitalidade com ferramentas de gestão para administrar de forma automática reservas, tarifas, trocas de quarto, operação de bebidas e alimentação, pagamentos, emissão de notas e documentos fiscais. A empresa ainda disponibiliza no hotel o TOTVS Hospitalidade PDV, uma suíte completa de ferramentas para estabelecimentos hoteleiros. Com ela, é possível incorporar automaticamente os dados dos pontos de venda diretamente ao Front Office e aos sistemas de gestão fiscal, contábil e financeira, com muito mais eficiência para as operações. O TOTVS Hospitalidade PDV possui um leque de ferramentas para se gerenciar os pontos de venda no hotel, ou em bares, restaurantes e boutiques vinculados ou não à operação hoteleira. A suíte funciona em nuvem, sem necessidade de instalação em servidores locais, e roda em qualquer equipamento.