Quarta fase do Novo Muro da Mauá valoriza ilustres conhecidos e desconhecidos de Porto Alegre

Mega fotografias de cidadãos da capital gaúcha, retratadas pela artista visual Raquel Brust, ganham as paredes do Novo Muro da Mauá, inaugurando a 4a fase, batizada de Persona.

 

O Novo Muro da Mauá chega a sua 4a fase e, nesta etapa, homenageia pessoas comuns que fazem parte da memória afetiva de Porto Alegre. Personagens que se tornaram uma espécie de símbolo da capital gaúcha, seja pela forma como atuam na cidade, seja pelo carisma que emanam ao circular no meio urbano. Através do olhar atento da artista visual e fotógrafa gaúcha Raquel Brust, esses ilustres “desconhecidos” e alguns conhecidos terão seus rostos estampados no Muro.

Sob responsabilidade do consórcio formado pelas empresas de OOH* Sinergy e HMídia, a equipe de curadoria do Novo Muro da Mauá, em especial a diretora cultural Rafaella Ferreira, desenvolveu com a Raquel a adaptação para o formato horizontal e também levantou nomes que representam o povo porto-alegrense. Brust nasceu em Gravataí (RS), é fotógrafa, graduada em Jornalismo na PUCRS, com especialização em Fotografia na Unisinos e na FAAP. Reconhecida internacionalmente por seu Projeto Giganto, ela promove intervenções urbanas com fotografias hiper dimensionadas. Seu processo criativo para execução do trabalho foi protagonista da série “Hack The City” (2018), no canal National Geographic — vencedora do Emmy Awards, em 2019, na categoria Short-Form Series.

O projeto Giganto, idealizado por Raquel, ganhou vida em 2009, em São Paulo (SP), como forma de democratização do espaço expositivo e de arte. O trabalho, que foi destaque no Festival Internacional PHotoEspaña, em 2014, consiste em utilizar a arquitetura da cidade como suporte para fotografias em grandes dimensões, ativando o espaço público através de uma mostra intrinsecamente conectada com o ambiente e seus personagens. “O Giganto sempre busca despertar empatia, humanizar as estruturas de concreto e dar luz a questões importantes da nossa sociedade”, observa Raquel.

No Novo Muro da Mauá não será diferente, mesmo havendo uma leve mudança no emprego dos materiais utilizados: “Venho desenvolvendo o Projeto Giganto em São Paulo (SP) desde 2009 e é a primeira vez que tenho a felicidade de realizá-lo em solo gaúcho, onde nasci. Normalmente utilizo a técnica de colagem conhecida como lambe lambe e as impressões são em papel. No Novo Muro da Mauá vou utilizar as fotos impressas em lona, mas o processo criativo segue o mesmo. Creio que a instalação nos ajudará a refletir sobre como a cidade é feita por pessoas e como cada realização individual pode afetar o todo” explica Raquel.

Entre os nomes da fase Persona estão: Juliano Barros — ator e um dos diretores artísticos do Bloco da Laje, Biba Meira — musicista e fundadora d’As Batucas: orquestra feminina de bateria e percussão, Bia Kern — fundadora da ONG Mulher em Construção, Alex Cardoso — catador e cientista político, Virgínia Silva — Gari do DMLU, Negra Jaque — rapper, Carlinhos Carneiro — músico, compositor, jornalista e escritor, Diza Gonzaga — ativista e fundadora da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Odorico das Rosas — vendedor ambulante e Ildo Berte — ex-garçom da Lancheria do Parque e proprietário da Lanchera do Ildo. Nos próximos meses todos terão seus rostos e histórias revelados nas ampliações, esperando pelos porto-alegrenses e turistas para fazerem selfies ao lado deles. Aliás, o site www.murodamaua.com.br e o Instagram @novomurodamaua aprofundam o conteúdo de todas as telas como um importante desdobramento do Muro, que se propõe a ser multimídia em sua entrega. A hashtag #novomurodamaua garante a repostagem de fotos no perfil da rede social. A concessão para a iniciativa privada da área — explorada em telas de conteúdo artístico e institucionais de empresas co-adotantes — é de 750 metros e fica entre o pórtico de entrada do Cais do Porto e o Cais Embarcadero. Trata-se de uma iniciativa da atual gestão da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

 

Projeto – O Novo Muro da Mauá é um projeto “vivo” e será renovado em imagens periodicamente. As lonas, backlights e frontlights da primeira etapa mostravam a história do Porto dos Casais, além de reproduções de quadros clássicos cedidas por museus e pinacotecas gaúchas. A segunda fase foi uma homenagem aos moradores da capital dos gaúchos com arte em forma de fotografia. Na terceira, o muro deu um abraço de boas-vindas à Bienal do Mercosul, expondo o trabalho de reflexão de seis artistas visuais sobre os temas da 13a edição: trauma, sonho e fuga. CEEE Equatorial, Hospital Moinhos de Vento, PUCRS, Renner, Sebrae RS, Starbucks, Tintas Killing, UniRitter, Vero (Banrisul) e Vivo junto do Consórcio, viabilizam financeiramente o Novo Muro da Mauá.

 

HMídia – Com operação desde abril de 2002, a HMídia especializou-se em locação de espaços publicitários em mídia OOH. Nos últimos anos incorporou em seu portfólio de produtos uma gama de soluções estáticas e digitais, buscando atender às necessidades de comunicação do mercado nos ambientes urbanos e de circulação de pessoas.

 

Sinergy – Há 20 anos no mercado, apresenta soluções de comunicação para conectar marcas às pessoas de forma positiva e inspiradora. Sua atuação é focada em atender clientes, parceiros, fornecedores e a comunidade de forma integrada. Tendo em vista a mobilidade urbana, possui equipe atenta para suprir as necessidades do público de OOH.

 

*OOH é uma sigla do mercado publicitário para Out Of Home, ou seja, mídia exterior, o que inclui outdoors, painéis, placas, telas digitais, telas interativas, frontlights, backlights, adesivagem, unidades móveis/caminhões com telas, totens, entre outros.

Assessoria de imprensa – QG Comunica
Queli Giuriatti – 51 98456-0846 – queli@qgcomunica.com.br
Bárbara Ghidini – 51 99944-3911 – info@qgcomunica.com.br
Fabiane Bondan – 51 99103-7447 – redacaoqgcomunica@gmail.com