Por que dormir bem também é bom para a pele, para o cabelo e para a harmonia do corpo de modo geral

Se vivêssemos em um mundo ideal, todos teríamos 8h diárias de sono, assim como recomendam os especialistas. Mas esta não é a realidade da maioria. Infelizmente, a rotina nos impede de darmos a devida atenção à quantidade de horas de repouso necessárias. Uma parcela dos problemas causados por noites mal dormidas está relacionada à estética – e, não, não são apenas das temidas olheiras. Uma boa noite de sono com toda a certeza tem influência na beleza.

Durante o sono, o corpo equilibra os níveis hormonais, libera toxinas e faz uma espécie de “purificação” que se completa totalmente dentro de 7 a 8 horas. Quando as noites não são reparadoras, além do aparecimento clássico das olheiras profundas, que por si só já são incômodas na frente do espelho, os níveis hormonais ficam alterados e comprometem esse processo. A falta de descanso também libera radicais livres no organismo que degradam as fibras de colágeno, fazendo com que o rosto perca sustentação e elasticidade, provocando ressecamento, falta de viço e pele envelhecida.

Estudos realizados por pesquisadores norte-americanos da área dermatológica, como um realizado pela University Hospitals Case Medical Center, nos Estados Unidos, constataram que poucas horas de sono ou um repouso de baixa qualidade aumentam a velocidade da formação de rugas e a quantidade de manchas, além de reduzirem de forma significativa a capacidade da pele se recuperar da agressão de fatores como a poluição, por exemplo.

Podemos concluir que conquistar uma pele bonita e saudável vai muito além de realizar procedimentos médicos e/ou dermatológicos – demanda  um sono saudável e adequado. 

Neste contexto e pensando que a noite foi reparadora, um item novo surge como aliado da beleza: a fronha de seda pura. O tecido é feito a partir de um fio ultrafino, gerado pelo bicho-da-seda e manufaturado por poucas empresas ao redor do mundo – na sua maior parte chinesas, que possuem este saber ancestral. O inseto é responsável por gerar um tecido naturalmente antibacteriano, antialérgico e termodinâmico.

Segundo estudos, a sericina, uma proteína da seda, adere à queratina, proteína capilar, resultando em uma proteção parecida com a de um “filme”. Assim, a fronha de seda mantém a umidade natural dos cabelos, deixando-os macios e sedoso e reduz, também, as marcas de expressão que se formam quando estamos dormindo.

A Vivar Sleep Center preocupa-se com a saúde de todos seus clientes e a beleza não poderia ficar de fora. Por isso, em seu portfólio de produtos de homewear, agora conta com as fronhas de seda feitas especialmente pela Muguet. A fronha de seda da Muguet é 100% Seda Pura oriunda de lagartas que só se alimentam de folhas de amoreiras. Contém aminoácidos e fibras proteicas (fibroina e sericina) saudáveis para a pele e cabelos. A utilização da fronha promete pele iluminada, previne rugas do sono e cabelos mais sedosos.