Novo Muro da Mauá traz cultura, arte e interação para os porto-alegrenses e seus visitantes

A concessão da Prefeitura de Porto Alegre para o consórcio formado pelas empresas Sinergy e HMídia tem como meta valorizar a história da cidade por meio do Muro da Mauá, que terá seu conteúdo revelado ao público após a solenidade oficial, no próximo dia 19 de novembro. A renovação antecipa as comemorações do aniversário de 250 da capital.

Um genuíno símbolo da cidade, o Muro da Mauá, transforma-se agora em Novo Muro da Mauá, um projeto cuja meta é valorizar Porto Alegre em sua plenitude. Na contagem regressiva para comemorar 250 anos, em 26 de março de 2022, a capital dos gaúchos abre os festejos revigorando o muro por meio de uma parceria público-privada estabelecida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o consórcio Sinergy/HMídia. As duas empresas – grandes players do segmento de OOH – celebram a oportunidade de mostrar aos moradores e visitantes as possibilidades de ressignificar espaços públicos.

O muro faz parte do cenário cotidiano de milhares de porto-alegrenses que passam por ele ou o veem pela janela do carro, do ônibus, do escritório. O Novo Muro da Mauá pretende aprofundar esta “visão”, convidando as pessoas a “visitarem” o espaço, tal qual um passeio por uma galeria a céu aberto.

“É filosofia de nossas empresas buscar um propósito maior para a OOH que possa trazer não apenas mensagens publicitárias e institucionais, mas também conteúdos de interesse público e com uma maior possibilidade de interatividade”, detalha Eduardo Ferreira, diretor da Sinergy. “O poder público nos confiou essa tarefa de homenagear Porto Alegre, reconectando seus cidadãos com o muro, o que é uma vontade antiga de muitos de nós que agora se concretiza”, pontua João Pedro Nunes da Silveira, diretor da HMídia. Trata-se da primeira vez que as duas empresas atuam juntas e as equipes de ambas somaram esforços para cobrir os 750 metros do Novo Muro da Mauá. O lançamento oficial vai ocorrer ao fim do dia 19 de novembro, em uma solenidade exclusiva para autoridades e convidados.

Se engana quem pensa, então, que o Novo Muro da Mauá ficará ali “parado”. A cada quatro meses será totalmente repaginado, oferecendo uma agenda periódica de assuntos e de experiências nas lonas, backlights e frontlights. Na primeira etapa, que fica exposta até o aniversário de Porto Alegre, mais de 10 painéis contarão curiosidades e trarão registros históricos sobre a fundação do “porto dos casais”. Tais telas terão QR codes que acessam informações aprofundadas referentes às imagens, que serão entrecortadas por reproduções de obras clássicas cedidas por cinco museus gaúchos – pinacotecas Ruben Berta e do Instituto de Artes da UFRGS, MARGS, MACRS e Fundação Iberê Camargo -, em uma espécie de exposição ao ar livre.

Aliás, todos os conteúdos são pesquisados e revisados por uma equipe de especialistas, que faz a curadoria do Novo Muro da Mauá. O diretor de criação, Rafael Braga, e a diretora do núcleo cultural, Rafaella Ferreira, coordenam o time. Mais de 25 áreas verdes com jardins verticais – patrocinadas pelas tintas Killing – compõem o projeto, que inclui até mesmo um recanto para o descanso dos caminhantes. As três paradas de ônibus no trecho foram reformadas, tiveram o mobiliário modernizado e a calçada e os canteiros também receberam melhorias.

Etapas – Depois da história do nascimento da aniversariante, as próximas etapas do projeto vão tratar de temas macro tais como música, literatura, gastronomia, costumes, personalidades, entre outros. “O muro tem uma narrativa, uma sequência lógica, que se inicia nas raízes e vem até a atualidade”, completa Rafaella Ferreira. Assim sendo, gradualmente personalidades de diversos segmentos, tais como momentos marcantes, surgirão nas paredes do muro.

Investimentos – Até o momento, o investimento do consórcio formado pelas duas empresas é de R$ 2,7 milhões. Grandes marcas estão “adotando” trechos para a viabilidade financeira do projeto em sua primeira etapa, que prevê dois anos de concessão a ser estendida por outros dois anos. São elas: Hospital Moinhos de Vento, Lojas Pompéia, Renner, RBS, Unisinos, UniRitter, Vivo e Warren.

Conceito e revitalização – O que o muro oculta serviu de inspiração para a criação da cascata – ponto alto da revitalização e também área mais “Instagramável” de todas. O Guaíba e o seu belo pôr do sol, sua gama de cores e o movimento das águas foram estilizados a fim de entregá-los nas paredes a quem passa por ali. O projeto do Novo Muro da Mauá também leva a modernização da orla e do Centro Histórico até este ícone da cidade. Tudo para aumentar a quantidade de “cartões-postais” porto-alegrenses.

História – Concluído em 1974, o Muro da Mauá foi erguido para evitar desastres como o da grande enchente de 1941, que atingiu severamente Porto Alegre. Ele faz parte de um sistema complexo e integrado de proteção contra cheias do Guaíba e se estende para muito além da Avenida Mauá, somando mais de 2,6km de comprimento. Está ligado a 19 casas de bombas e 14 diques. As paredes visíveis do muro – feitas de concreto armado maciço – têm em média 3 metros de altura e outros 3 metros ficam abaixo do solo.

HMídia – Com operação desde abril de 2002, a HMídia especializou-se em locação de espaços publicitários em mídia OOH. Nos últimos anos incorporou em seu portfólio de produtos uma gama de soluções estáticas e digitais, buscando atender às necessidades de comunicação do mercado nos ambientes urbanos e de circulação de pessoas.

Sinergy – Há 20 anos no mercado, apresenta soluções de comunicação para conectar marcas às pessoas de forma positiva e inspiradora. Sua atuação é focada em atender clientes, parceiros, fornecedores e a comunidade de forma integrada. Tendo em vista a mobilidade urbana, possui equipe atenta para suprir as necessidades do público de OOH.

*OOH é uma sigla do mercado publicitário para Out Of Home, ou seja, mídia exterior, o que inclui outdoors, painéis, placas, telas digitais, telas interativas, frontlights, backlights, adesivagem, unidades móveis/caminhões com telas, totens, entre outros.

Assessoria de imprensa – QG Comunica

Queli Giuriatti – 51 98456-0846 – queli@qgcomunica.com.br

Bárbara Ghidini – 51 99944-3911 – info@qgcomunica.com.br