Gramado será sede treinamento de protocolos para eventos

Gramado Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias conta com apoio de organizadores profissionais, fornecedores voluntários e órgãos públicos para simular eventos de negócios, sociais, culturais e festivais. Os hotéis Wish Serrano e Master Gramado vão abrir as portas para a simulação na próxima segunda, dia 31 de agosto

 

Um dos segmentos mais afetados com a pandemia – o mercado de eventos profissionais, culturais e sociais – está evoluindo no estudo de protocolos sanitários e buscando alternativas para a retomada das atividades. A Região das Hortênsias marca presença no mapa de treinamentos oficiais, em atividade prevista para a segunda-feira, 31 de agosto, em uma iniciativa do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau. A capacitação será fechada para o público em geral e tem como convidados apenas pessoas que atuam no segmento e imprensa. Os hotéis Wish Serrano e Master Gramado cederam seus espaços sem custo para a realização da prática.

O projeto foi idealizado pela consultora Vaniza Schuler e apoiado pelas equipes dos Convention & Visitors Bureau de Gramado e Canela, Bento Gonçalves e Porto Alegre, sendo este último que apresentou o projeto preliminar, engajando então várias entidades do setor, em especial a Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc), a União Brasileira dos Promotores de Feiras do RS (Ubrafe) e a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).

Para o presidente do Gramado Canela Convention, Eduardo Zornanello, a região vai servir de exemplo para várias outras cidades, sobretudo por ser um destino tradicional nacionalmente para seminários, congressos, festivais, entre outros. “Somos reconhecidos como referência em turismo de eventos e queremos liderar esse processo de retomada com cautela, segurança, eficácia e o carisma de sempre”, ressalta Zorzanello.

“A grande maioria dos eventos acontece em ambientes muito mais seguros do que várias estruturas já liberadas durante a pandemia. Buscamos evidenciar no treinamento essa realidade, para solicitar isonomia nos critérios de flexibilização e, por consequência,  auxiliar a recuperação das empresas, dos profissionais do setor e dos destinos, assegurando um retorno adequado e responsável”, complementa Vaniza.

A capacitação vai cumprir com todos os protocolos da bandeira laranja, respeitando teto de ocupação, uso de máscaras, aferição de temperatura corporal, distanciamento controlado e distribuição de dispensers com álcool em gel, dentre outras medidas. Todos os profissionais e empresas fornecedoras envolvidas doaram seu tempo e serviço de forma colaborativa, com destaque para a organização executiva de Vicky Simon Consultoria e Eventos, que assina a coordenação geral em Gramado.

O primeiro treinamento aconteceu anteriormente em Bento Gonçalves, com a estrutura ociosa da Movelsul Brasil montada antes da chegada do vírus e cedida gratuitamente. As medidas sanitárias testadas lá serão as mesmas a aplicadas em Gramado, entre elas estacionamento, recepção, credenciamento, palestras, cerimonial – até mesmo um casamento será realizado no contexto de distanciamento social na edição gramadense. Adiante, Porto Alegre terá dois treinamentos similares mais focados no segmento business e cultural. Todos geridos pelos CVBs locais e com o objetivo de demonstrar os protocolos desenvolvidos pelo grupo Live Marketing RS, apresentados recentemente ao governo do Estado.