Dicas da WTAG para campanhas digitais de Black Friday

A agência de publicidade WTAG coordena dezenas de e-commerces de diversas marcas consagradas, tais como Vicenza, Tudo pra Cabelo (Unilever), Via Uno, Arezzo (USA), Meu Sapato Preto, Bertolini Móveis, Via Marte entre outras empresas que são líderes de vendas em seus mercados. Entre seus cases relevantes, a Black Friday de 2020 para a marca Tudo Para Cabelo, da UNILEVER, reforça o expertise no segmento. A receita de vendas online na ocasião aumentou 500,82% e a taxa de conversão no site cresceu 925,31%. A estratégia foi baseada sobretudo em conteúdo de marca, promovendo de forma positiva os produtos relacionados ao estilo de vida dos consumidores. Em outras palavras, o Black Friday da Tudo Para Cabelo no ano passado estava focado em branding baseado na autenticidade e na verdade da marca.

Pensando em auxiliar o pequeno e médio varejista com loja  digital que vai participar desta data que é sinônimo de promoções, conversamos com a especialista em operações em brandperformance, Marina Telles Rudge, Diretora Comercial da WTAG, para saber quais são as cinco principais dicas para obter melhores resultados na Black Friday:

1 – CAPTAR CLIENTES: Gerar listas para captação de leads, construção de base de consumidores, de e-mails e de celulares. Lembrar sempre de respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nestes levantamentos de dados.

2 – VERIFICAR ESTOQUES – Entender a quantidade de produtos em estoque para planejar bem o que remarcar, ou seja, o que promocionar. Ter cuidado com a margem bruta de venda dos produtos.

3 – TER UM CALENDÁRIO – Planejar um calendário de ações que não se restrinjam apenas à Black Friday. Fazer um “esquenta” antes da data com ofertas para o mês inteiro de novembro e, quando chegar a semana da Black Friday, praticar descontos maiores. 

4 – FOCAR NO USUÁRIO: Fazer várias vezes a jornada do consumidor no e-commerce para garantir que o cliente tenha a melhor experiência possível na hora de realizar a compra. O consumidor não tem tolerância para falhas ou lentidão no sistema.

5 – PREPARAR A INFRAESTRUTURA: Ajustar o site do e-shop para o pico de visitas. O servidor deve estar preparado, assim como a equipe de logística das entregas, SAC, as redes sociais e o pós-venda para um maior volume de acessos.

A WTAG – A WTAG atua nas áreas de branding e performance apostando na estratégia digital first. Com sede em Novo Hamburgo (RS), onde foi fundada em 2003, tem unidade em São Paulo (SP) desde 2019 e em Porto Alegre (RS) desde 2021. Em seu portfólio de clientes constam Arezzo e Anacapri (EUA); Nexxus, Closeup, Rexona, Tudo para Cabelo (labels da UNILEVER); NetBet (UK); ParkShoppingCanoas, além de Sorrifácil, Via Marte, Supper Rissul, Vicenza, Carrano, Via Uno, Bettanin, Docile, Swan Hotéis, Meu Sapato Preto, Abicalçados, Macromix Atacado, Bertolini, Green Up, Unicred, Karsten e Cisplan Construtora.