Bicentenário da Imigração Alemã ganha destaque no Muro da Mauá
A nova fase do projeto cultural Novo Muro da Mauá, em Porto Alegre, coloca em evidência a história dos 200 anos da imigração alemã para o Brasil
Em 1824, chegaram a São Leopoldo os primeiros imigrantes de origem alemã. Para marcar esse momento especial, o Consórcio Novo Muro da Mauá, com patrocínio master da Stihl, está homenageando, com a nova e oitava fase cultural Novo Muro da Mauá, este marco histórico. A estrutura destaca o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, que não foi apresentado antes por conta das cheias de maio/junho. Mais do que propor uma viagem no tempo e destacar a relação entre Brasil e Alemanha, os espaços gigantes no Muro estão enfatizando as tradições preservadas ao longo de 200 anos e, principalmente, o legado de desenvolvimento econômico, a industrialização brasileira e a rica gastronomia. Tudo distribuído em seis temas: famílias, tecnologia, culinária, religião, lugares e cerveja.
A galeria de arte sob céu aberto ficará exposta até dezembro. “São oito painéis. Ao todo, mais de 120 metros de extensão contando a trajetória dos primeiros alemães”, enfatiza João Pedro Silveira, diretor da HMídia e também sócio do consórcio. “Uma fase para homenagear uma jornada incrível de famílias feita há dois séculos de Hunsrück, no sudoeste da Alemanha, até São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Uma jornada de guerras, pobreza, fome, trabalho e superação”, completa Eduardo Ferreira, também sócio do consórcio e sócio-fundador e CEO da Sinergy.
A fase Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil tem patrocínio da Stihl e apoio do Hospital Moinhos de Vento e Arroz Rei Artur. Ela ocorre logo depois de outro momento especial: a d’O Muro dos Pedidos, cujo propósito foi elevar ainda mais o papel de resiliência que o Muro da Mauá ganhou durante as cheias, tornando-o também um local de reflexão.
FICHA TÉCNICA
Consórcio Novo Muro da Mauá: Sinergy Novas Mídias e HMídia Exterior
Arte: Guilherme Caneschi
Patrocínio master: Stihl
Apoio: Hospital Moinhos de Vento e Arroz Rei Arthur
Projeto – O Novo Muro da Mauá é uma concessão da Prefeitura de Porto Alegre para as empresas de OOH HMídia e Sinergy. Trata-se de um projeto “vivo” e vem sendo renovado periodicamente. As lonas, backlights e frontlights da primeira etapa mostravam a história do Porto dos Casais. A segunda fase foi uma homenagem aos moradores da capital com arte em forma de fotografia e ilustração. Na terceira, deu as boas-vindas à Bienal do Mercosul, expondo o trabalho de artistas visuais. Adiante, na quinta, homenageou os empresários que fazem da capital gaúcha um case de economia inovadora. Na sexta, Leonid Streliaev cedeu fotos da ‘Porto Alegre de Erico Veríssimo’ e, na sexta, a inteligência artificial mostrou a cidade no futuro, além de outras criações, como um laçador assando um churrasco ou um grenal em uma cuia de chimarrão. A sétima fase destacou, neste ano, a resiliência após a enchente histórica de maio.
HMídia – Com operação desde abril de 2002, a HMídia especializou-se em locação de espaços publicitários em mídia OOH. Nos últimos anos incorporou em seu portfólio de produtos uma gama de soluções estáticas e digitais, buscando atender às necessidades de comunicação do mercado nos ambientes urbanos e de circulação de pessoas.
Sinergy – Há 25 anos no mercado, apresenta soluções de comunicação para conectar marcas às pessoas de forma positiva e inspiradora. Sua atuação é focada em atender clientes, parceiros, fornecedores e a comunidade de forma integrada. Tendo em vista a mobilidade urbana, possui equipe atenta para suprir as necessidades do público de OOH.