Puro abre espaço para criação de blends por clientes, rótulos nominais e três novos azeites
Além do lançamentos dos azeites Trufado, Manjericão e Não Filtrado, equipe do Puro Azeites prepara novidades que envolvem orientação para elaboração de blends no empório da marca no RS e um sistema especial de impressão no rótulo da combinação harmoniosa feita pelo cliente
Além de estar presente na mesa de um dos principais eventos gastronômicos do Estado, a Puro Azeites está com três novos azeites: Trufado, Manjericão e Não Filtrado. São produtos que passam a integrar uma linha de alta qualidade para oferecer sabor e saúde de forma sustentável. O Azeite extra virgem Manjericão conta com intensidade 5 de manjericão com nuances de azeitonas verdes, picante e amargo na boca com intensidade 2 que cresce ao longo do tempo combinado com perfis aromáticos de ervas aromáticas. O Trufado é um frutado intenso 6 com nuances de azeitonas maduras na boca, picante e amargo com intensidade 3 que persiste e cresce ao longo do tempo com aromas de frutos secos.
Sobre o Não filtrado, Rafael Farina, sócio-diretor do Azeite Puro, destaca que se trata de um azeite “direto da torneira” para a sua mesa. Encorpado, com amargor e picância destacados, o azeite não filtrado tem um sabor extremamente fresco, como se você estivesse provando uma azeitona in natura.
Óleo composto de azeite de oliva extra virgem para novas experiências. O Puro Azeites está com três grandes novidades para dar ainda mais sabor, frescor, saúde e fazer parte de momentos especiais ao redor da mesa. Trufado, Manjericão e Não Filtrado são os novos produtos do Puro Azeite, destacando a olivicultura local durante a Expointer 2025 no espaço do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil. E a projeção da safra da indústria para o próximo ano não poderia ser melhor: 700 mil litros em 2026, conforme o Ibraoliva. Até o momento, o ano com maior produtividade foi 2023, quando o país registrou 650 mil litros.
Dos atuais 10 mil hectares destinados ao cultivo de oliveiras, no Brasil, cerca de 6,5 mil são no Rio Grande do Sul, com mais de 5 mil hectares já em fase produtiva. E a Puro Azeites, com sede em Cachoeira do Sul (RS), está entre os destaques deste cenário e procura enfatizar ainda mais qualidade para um produto natural, obtido através da moagem das azeitonas e da subsequente extração do óleo. Para isso, enfatiza a importância da olivicultura local.
Na propriedade, são produzidos azeites das variedades arbequina, arbosana, coratina, frantoio, galega, koroneiki, manzanilla e picual. Destaque ainda para produções exclusivas como o Azeite Mani, do Puro Azeites, já disponível em São Paulo, nas Padocas do Maní, que fazem parte do grupo de restaurantes da chef Helena Rizzo. Trata-se de um blend com variedades de Arbequina e Arbosana, suave e equilibrado.
Alta qualidade – A Puro Azeites é conhecida por produzir azeites de alta qualidade, com foco na preservação do meio ambiente e na saúde dos consumidores. Os produtos do olival enfatizam a extração a frio, garantindo uma acidez baixa (abaixo de 0,5%) e a preservação das características naturais da azeitona. Todos os produtos Puro mantêm o frescor de um azeite extravirgem, sem adição de substâncias, com aroma e sabor preservados e inúmeros benefícios para a saúde.