Os desafios do turismo do futuro

Você sabia que o Brasil possui 173 redes de hotéis? Segundo o Raio-X da Hotelaria Brasileira, um estudo feito por pesquisadores e especialistas em negócios do ramo, este é o número total de players no mercado de turismo do País. O dado deixa óbvio que – para uma marca se destacar – é essencial estar ciente de tudo que envolve a administração hoteleira profissional.

Uma pesquisa divulgada pelo governo federal em 2019 apontou que, de janeiro a dezembro daquele ano, o Brasil teve 97,1 milhões de passageiros percorrendo todos os estados e diversas cidades, com um aumento de 1,8% em relação ao mesmo período de 2018. Agora, imagina atrair 1% desses milhões para a sua rede de hotéis em 2022?

Aqui cabe uma observação importante: foram utilizados os números de 2019, já que a partir de 2020, o segmento de hotelaria sofreu com os impactos da pandemia do coronavírus. 

Um hóspede impressionado e satisfeito com certeza é o principal trunfo de marketing: ele recomenda o hotel. E para se destacar é imprescindível estar com a “casa” em ordem. Administrar é uma tarefa ampla, que está ligada a muitos aspectos do dia-a-dia de um hotel ou rede hoteleira. Nenhuma estratégia de marketing funcionará caso o seu serviço não seja compatível com a propaganda que se faz dele. 

Quem reconhece o perfil de seus clientes e os recebe bem consegue fidelizar ainda mais a clientela e lucrar com o remarketing – que traz a possibilidade de o público voltar e indicar o hotel para outros sem tanto “esforço de marca” como o de encontrar novos clientes. 

 

Nessa atual perspectiva mundial surge um novo mercado de produtos imobiliários que trazem para a casa atividades que antes não estavam ligadas ao lar, tal como a prática de exercícios, rotina de trabalho e de espaço de estudo. E como a hotelaria se posicionou em tal contexto? Como alternativa de ambiente onde a vida privada e a vida de trabalho se complementam com conforto e  privacidade. Vide os hotéis com coworkings dentro de suas estruturas. O Swan Generation, em Porto Alegre, possui dois andares dedicados ao segmento: um inteiro de offices e um exclusivo de cowork – todos prevendo as regras de distanciamento.

 

A valorização do que é local também é tendência e ganhou ainda mais peso e teve seu crescimento acelerado durante a pandemia. O consumo de produtos e serviços locais é evidente e já traz ganhos importantes ao pequeno empresário. Na rede Swan Hotéis estamos investindo em parcerias locais, tal como as feirinhas de produtos orgânicos, agroecológicos e artesanais, as exposições de artistas plásticos regionais, além de incentivo aos restaurantes, serviços e atrativos nas quatro unidades que operamos no Brasil, mediante benefícios do programa de relacionamento Sou Swan.

Agora é hora de pensar no futuro e na retomada que já está em franco andamento. A partir de uma boa administração e de excelentes estratégias de marketing – on e off -, o sonho de recuperar os meses perdidos surge. Tendo em vista este período desafiador pelo qual todos ainda estamos passando é muito importante falarmos sobre o futuro da nossa sociedade e do segmento de receptivo e hotelaria em que, especialmente, estamos inseridos na rede Swan Hotéis. Se o assunto é solução, nós corremos atrás de tendências e de inovação, pois apenas com esse olhar voltado para o futuro conseguiremos ultrapassar qualquer dificuldade.