O coronavírus não vai derrubar o turismo de negócios
Um setor como o de eventos em Gramado, Canela e Região das Hortênsias tem capacidade de se estruturar para enfrentar a quarentena de negócios
O horizonte do COVID-19 é repleto de desafios e precisamos estar preparados para enfrentá-los. Ao lado das entidades, instituições, órgãos públicos e privados de turismo e de saúde da região, o Gramado Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias está cumprindo seu papel de suporte aos associados.
Há duas semanas realizamos negociações com os promotores de eventos para que adiem suas agendas e não simplesmente as cancelem. A meta é manter os congressos aqui, para retomarmos o prumo do turismo de negócios em Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Região tão logo seja possível.
São vários os setores impactados. A educação, a indústria, o comércio, o turismo. Contudo, essa crise não derruba quem é previdente. E o primeiro passo é priorizar a saúde. No caso o bem estar de cada indivíduo – trabalhador do turismo ou não – e o da comunidade, da sociedade, do País e do mundo.
Cada dia vai apresentar novos cenários. Acompanhamos as movimentações do mercado de eventos tal como nos esforçamos diariamente para manter o ambiente favorável ao reagendamento dos congressos e convenções. Como diz a sabedoria popular, melhor prevenir do que remediar, inclusive nos negócios.
Não será um período fácil. Nem será tudo resolvido em poucas semanas. Mas uma coisa temos certeza: forte e estruturado, o turismo de eventos vai retomar o pique com gana e vontade de recuperar cada minuto de descanso forçado.
Eduardo Zorzanello, presidente executivo do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias.