Novo Muro da Mauá traz cultura, arte e interação para os porto-alegrenses e seus visitantes
Um genuíno símbolo da cidade, o Muro da Mauá transformou-se em Novo Muro da Mauá, um projeto cuja meta é valorizar Porto Alegre em sua plenitude. O projeto, sob responsabilidade do consórcio formado pelas empresas de OOH* Sinergy e HMídia, faz parte do cenário cotidiano de milhares de porto-alegrenses que passam por ele ou o veem pela janela do carro, do ônibus, do escritório e tem como objetivo aprofundar esta “visão”, convidando as pessoas a “visitarem” o espaço, tal qual um passeio por uma galeria a céu aberto.
“É filosofia de nossas empresas buscar um propósito maior para a OOH que possa trazer não apenas mensagens publicitárias e institucionais, mas também conteúdos de interesse público e com uma maior possibilidade de interatividade”, detalha Eduardo Ferreira, diretor da Sinergy. “O poder público nos confiou essa tarefa de homenagear Porto Alegre, reconectando seus cidadãos com o muro, uma vontade antiga de muitos de nós que se concretizou”, pontua João Pedro Nunes da Silveira, diretor da HMídia.
A concessão para a iniciativa privada da área — explorada em telas de conteúdo artístico e institucionais de empresas co-adotantes — é de 750 metros e fica entre o pórtico de entrada do Cais do Porto e o Cais Embarcadero. Trata-se de uma iniciativa da atual gestão da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
1a Fase – mais de 10 painéis contaram curiosidades e trouxeram registros históricos sobre a fundação do “porto dos casais”. Tais telas tinham QR codes que acessavam informações aprofundadas referentes às imagens, entrecortadas por reproduções de obras clássicas cedidas por cinco museus gaúchos – pinacotecas Ruben Berta e do Instituto de Artes da UFRGS, MARGS, MACRS e Fundação Iberê Camargo -, em uma espécie de exposição ao ar livre.
2a Fase – A galeria virtual de fotografia Zigwall, junto da equipe de curadoria do Novo Muro da Mauá, selecionou os fotógrafos Alexandre Raupp, Fabian Gloeden, Heloisa Medeiros, Raul Krebs e a dupla formada por Ita Kirch e Simone Blauth para o recorte desta etapa. As ampliações escolhidas representaram um pouco do que é ser porto-alegrense e do que a cidade representava para cada um dos fotógrafos.
Há outros 5 profissionais, artistas visuais e gráficos, que foram escolhidos pelo time do próprio Novo Muro da Mauá, em especial pela diretora cultural Rafaella Ferreira e pelo diretor de criação Rafael Braga. Cusco Rebel, Laura Loyola, Mitti Mendonça (Mão Negra), Soul Chamb e Viti (Viti Grosman) criaram obras exclusivamente para esta etapa do projeto.
Além destes 5 módulos iluminados (frontlights) com fotografias e 5 de artes visuais, existiu ainda um painel com 3 celebridades, totalizando 13 novas telas. Um grupo de personalidades reconhecidamente ligado a Porto Alegre completou a renovação da fase 2. De jogadores de futebol, passando por músicos, até jornalistas e escritores, cada qual à sua maneira, festejou os 250 anos da cidade, tema desta 2a fase.
3a Fase – Na terceira, o muro deu um abraço de boas-vindas à Bienal do Mercosul com o curador escolhido para fazer esse trabalho, Jotape Pax – artista convidado pelo curador-geral da 13a Bienal (tema da Mostra), Marcello Dantas.
No recorte proposto por Jotape estavam Otavio Fabro, Stang e Luis Flávio Trampo, cujas telas foram concluídas ao vivo no Muro, com grafite, pintura e outras técnicas sobre a temática da 13a Bienal, que foi trauma, sonho e fuga. Além deles, compuseram a seleção da curadoria Bruno Schilling, Raphael de Luca e Pedro Matsuo.
4a Fase (atual) – Denominada Persona: Gente no Muro, essa fase conta com personagens que se tornaram uma espécie de símbolo de Porto Alegre — estampados através de máxi retratos do Projeto Giganto (ganhou vida em 2009, em São Paulo (SP), como forma de democratização do espaço expositivo de arte) da artista visual Raquel Brust.
Nos 30 metros ocupados pelo Giganto, estão Juliano Barros, ator e um dos diretores artísticos do Bloco da Laje; Biba Meira, musicista e fundadora : orquestra feminina de bateria e
percussão As Batucas; Bia Kern, fundadora da ONG Mulher em Construção; Alex Cardoso, catador e cientista político; Virgínia Silva, gari do DMLU; Negra Jaque, rapper; Carlinhos Carneiro, músico, compositor, jornalista e escritor; Diza Gonzaga, ativista e fundadora da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga; Odorico das Rosas, vendedor ambulante de flores; e Ildo Berte, ex-garçom da Lancheria do Parque e proprietário da Lancheria do Ildo.
Também estão nas lonas empresários que estão transformando o cotidiano dos gaúchos com suas ideias inovadoras – Alberto Guerra, do Grêmio; Ana Luiza Ferrão, Ana Paula Ferrão Cardoso e Carmen Ferrão, do Grupo Lins-Ferrão; Amilton Diesel, Maurício Longoni e Israel Mendes, da Aquiris Games, vencedores do prêmio South Summit 2022 (categoria startup); Angelo Boff, do Pontal Shopping; Bruno César Dias, da Vivar Sleep Center; Carlo Zanette e Sandro Zanette, do Z Café; Daniel Randon, do Transforma RS; Eduardo Bier, da Dado Bier; Eugênio Corrêa, do Cais Embarcadero; Felipe Melnick, Diretor da Melnick; Gabriela Schwan Poltronieri, da Swan Hotéis; Julio Mottin Neto, do Grupo Panvel; Liana Bazanela, do Sport Club Internacional; Márcio Callage e Rodrigo Carvalho (Índio), do 20BARRA9; Marcos Beylouni, da GETPremium; Pedro Freitas Valério, do Instituto Caldeira; Laura Bier Moreira, do Roubadinhas; Rafael Zanoni, vencedor da categoria profissional de marketings do Salão da ARP 2022; e Manuela Bordasch, do Steal The Look.