Na jornada de traduzir o mundo em imagens que educam, inspiram e provocam reflexão
Fotógrafo Marcio Pimenta, membro do The Explorers Club e explorador da National Geographic Society, prepara projeto inédito sobre a Geografia do Pampa
Explorador, fotógrafo, cineasta e palestrante, Marcio Pimenta tem um compromisso profundo com a verdade, a ciência e a preservação do planeta. Suas imagens são uma ferramenta de transformação, capaz de sensibilizar pessoas, inspirar mudanças e dar visibilidade a temas que, muitas vezes, permanecem invisíveis. Foi assim com a experiência do projeto que resultou em uma expedição de mais de 11.000 km (6.835 milhas) por terra e mar, seguindo as trilhas descritas por Charles Darwin em seu diário de viagem. Pimenta documentou as observações socioantropológicas, as paisagens e o legado de Darwin ainda presentes na Patagônia.
Outro momento envolveu a produção, por meia da Explorer Studios, o documentário Hoy’ri, gravado em San Pedro de Atacama, no Chile; que mostra o trabalho de paleontólogos que escavam o passado em busca de respostas sobre a evolução da vida e do cosmos no deserto mais árido do mundo, que preserva condições primitivas de 3,5 bilhões de anos, colocando em foco os estromatólitos — a mais antiga evidência fóssil de vida no planeta na aridez do deserto.
Agora, Pimenta, que é membro do The Explorers Club e explorador da National Geographic Society, prepara uma nova expedição com o projeto inédito Geografia do Pampa. “ Pampa não é só um bioma. É um patrimônio esquecido com potencial global”, enfatiza ele, lembrando que o reconhecido oficialmente como um bioma apenas em 2004, o Pampa celebrou 20 anos desde sua identificação. A proposta do projeto é explorar e documentar essa região quase esquecida, revelando suas paisagens deslumbrantes, vida selvagem próspera, flora nativa e fascinantes culturas humanas. Esses projetos e a condição de ser explorador da National Geographic Society, faz com que o trabalho de Pimenta carregue a responsabilidade de traduzir o mundo em imagens que educam, inspiram e provocam reflexão, vivendo na fronteira entre a arte, a ciência e a aventura — sempre guiado pela ideia de que conhecer é o primeiro passo para preservar.
Marcio Pimenta – Explorador, fotógrafo, graduado em Economia Empresarial e doutor em Relações Internacionais, Marcio Pimenta, natural da Bahia, é um grande contador de histórias visuais humanas em territórios extremos. Há mais de uma década documenta mudanças culturais, sociais e ambientais pelo mundo. É membro do The Explorers Club (desde 2021) e National Geographic Explorer, desde 2022; e integrante do coletivo internacional Everyday Climate Change, documentando os impactos das mudanças climáticas no cotidiano ao redor do mundo. Seus conteúdos são publicados em National Geographic, The Guardian, New York Times e Rolling Stone. Em seus projetos trabalha com a fusão de ciência, cultura e emoção, como a expedição Encontrando Darwin, apoiado pela National Geographic Society, que resultou em uma viagem solo de 11.000 km pela Patagônia, seguindo as trilhas descritas por Charles Darwin. É autor dos livros O Homem e a Terra (2023), que propõe uma reflexão visual sobre a transformação humana das paisagens na América do Sul; e Yazidis (2020), que é o relato fotográfico da resiliência do povo Yazidi no Iraque, realizado durante a guerra no Oriente Médio. Também responsável pelo documentário Hoy’ri (2024) sobre a origem da vida no Deserto do Atacama, explorando a evolução e o cosmos. Entre suas premiações está Foto do Ano — National Geographic EUA (2023) e Vencedor do Prêmio – Retrato da Humanidade pelo The British Journal of Photography (2023). Também finalista do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo (2022), Beneficiário do Pulitzer Center on Crisis Reporting (2019–2021) e Beneficiário — Rory Peck Trust. Conquistou ainda os prêmios IPA, PX3, Massey Ferguson e Petrobras, entre outros.