Um olhar sobre a nova sociedade
As tendências demonstram um novo momento para a humanidade, que está se reinventando. A vida se modificou e as pessoas já perceberam que isso pode ser uma coisa boa, evolutiva.
Ainda não sabemos qual será o impacto completo da crise econômica e social da pandemia. Diante desse momento desafiador pelo qual todos estamos passando desde 2020 é importante discutirmos qual o futuro da nossa sociedade e do segmento de receptivo e hotelaria em que, especialmente, estamos inseridos na rede Swan Hotéis. Quando o assunto é solução, nós corremos atrás de tendências e de inovação, pois apenas com esse olhar voltado para o futuro conseguiremos ultrapassar qualquer dificuldade.
Assim como o evento Tendências 360º discutiu alguns dias atrás, proponho aqui um exercício de imaginação para falarmos sobre as seguintes tendências:
Hoje interagimos muito mais com as pessoas do que 10 anos atrás. A internet permitiu que estejamos mais próximos, mesmo estando fisicamente distantes. A pandemia sinalizou, inclusive, que empresas de estruturas colossais funcionam de forma remota com qualidade. Por este e outros exemplos tenho certeza de que você já fez muito mais reuniões online no semestre passado do que reuniões presenciais em todo ano de 2019, certo? Na hotelaria, então, a tecnologia se encaminha para a redução do contato e em breve vai ganhar incrementos na digitalização e rapidez de processos de check in e check out.
Nossa casa nunca foi tão ocupada – e isso mudou a forma como lidamos com ela. Surgiu um novo mercado de produtos imobiliários que trazem para a casa atividades que antes não estavam ligadas ao lar, tal como a prática de exercícios, rotina de trabalho e de espaço de estudo. E como a hotelaria se posicionou em tal contexto? Como alternativa de ambiente onde a vida privada e a vida de trabalho se complementam com conforto e privacidade. Vide os hotéis com coworkings dentro de suas estruturas. O Swan Generation, em Porto Alegre, vai contar com dois andares dedicados ao segmento: um inteiro de offices e um exclusivo de cowork – todos prevendo as regras de distanciamento.
O consumo de produtos e serviços locais é evidente e já traz ganhos importantes ao pequeno empresário. Na rede Swan Hotéis estamos investindo em parcerias locais, tal como as feirinhas de produtos orgânicos, agroecológicos e artesanais, as exposições de artistas plásticos regionais, além de incentivo aos restaurantes, serviços e atrativos nas quatro unidades que operamos no Brasil, mediante benefícios do programa de relacionamento Sou Swan.
Apesar de tantas notícias ruins, as pessoas estão cada vez mais solidárias e respeitam as diferenças como nunca antes. A pandemia reforçou tais sentimentos. Este lado social e humano está sempre no nosso radar, na rede Swan Hotéis, tanto que acabamos de criar um comitê interno de diversidade, um primeiro e importante passo rumo à inclusão de nossos colaboradores.
Todas essas tendências demonstram um novo momento para a humanidade, que está se reinventando com a pandemia. A vida se modificou e as pessoas já perceberam que isso é sim uma coisa boa, uma qualidade evolutiva que todos carregamos. É a nova ordem social, com atitudes que agregam, que unem, inclusive no segmento de hotelaria.
Por Gabriela Schwan, CEO da Rede Swan Hotéis