Gerenciamento de crise, você está preparado?
Entre as tarefas e habilidades de um assessor de imprensa, uma delas tem papel fundamental dentro das empresas atualmente. O gerenciamento de crise tornou-se central, sobretudo na orientação dos procedimentos que protegem a marca frente a dificuldades, tais como as reclamações infundadas ou queixas ácidas nas redes sociais. Tais questões se reproduzem em escala geométrica conforme a gravidade do tema e impõem aos empresários e prestadores de serviços retornos praticamente em tempo real – e muito bem ponderados.
O gerenciamento de crise também ajuda na criação de processos internos dentro dos clientes de assessoria de imprensa, tais como a fundação de um comitê permanente de gestão de crise, envolvendo setores como direção, jurídico, recursos humano, comunicação, entre outros. Também podem ser realizados media trainings para que os gestores estejam preparados para atender a imprensa na ocasião de sinistros.
Um exemplo clássico de crise aconteceu com a marca de achocolatado para beber da Pepsico, o popular Toddynho. Alguns lotes estavam contaminados com detergente. A empresa admitiu falhas no processo, recolheu o produto e colocou médicos à disposição para esclarecer dúvidas. A demora nestas ações de nas respostas via meios de contato com a empresa acabaram sendo uma das maiores queixas dos consumidores.
Importante ressaltar que não apenas empresas de alimentos ou indústrias correm riscos. Prestadores de serviços diversos devem estar preparados. Quer saber mais como a assessoria de imprensa pode blindar sua marca nas adversidades? Basta entrar em contato com a equipe do QG.