Flexible Lawyer: Um novo modelo de Advocacia para a nova economia
Segundo dados de pesquisa realizada pela Fenalaw (maior Feira do Mercado Jurídico), o mercado jurídico no Brasil, já no ano de 2018 movimentava cerca de R$ 50.000.000.000,00 (cinquenta bilhões de reais), e detinha um crescimento sustentável de 20% ao ano. Contudo, apesar do crescimento do setor, cerca de 40% dos Advogados Brasileiros reclamam da falta de oportunidades no mercado.
E as causas dessa falta de demanda, encontram-se no movimento observado em outros setores, qual seja, a internalização de serviços. Segundo relatório de Performance Operacional dos Departamentos Jurídicos publicados pela Thomson Reuters apesar do aumento de volume de trabalho e crescimento do mercado, a grande maioria das empresas, tendem a utilizar seu corpo jurídico interno para realizar o trabalho adicional, seja pela transitoriedade do trabalho contencioso seja pela redução de custos operacionais com terceirizados.
E, o trabalho de flexible lawyer surge justamente para ligar estes dois universos. Muito utilizada em países da Europa e nos Estados Unidos, esta forma de trabalho flexível e inovadora, se assemelha ao Contrato Temporário do Brasil, possibilitando que Empresas e Escritórios efetuem a contratação de Advogados por demanda ou por períodos específicos. O trabalho de flexible lawyer ainda não é muito difundido no País, espera-se que dentro de alguns anos o Brasil aposte mais nesta modalidade de contratação.
Para as Empresas os benefícios dessa espécie de contrato são evidentes, pois estas passam a ter a possibilidade de adequar seu corpo jurídico a sua demanda, sem sobrecarregar seus Colaboradores, além de deter a possibilidade de sempre ter a disposição o profissional mais qualificado para lhe atender seja qual for a necessidade.
Já para os Advogados, essa modalidade se apresenta como uma grande oportunidade não só para o aumento de sua renda, como para apresentar seu trabalho a Escritórios e Empresas de qualquer lugar do País, além de adequar seu trabalho ao seu estilo de vida. O Flexible Lawyers chega para auxiliar o corpo jurídico interno, não para tirar seu lugar, considerando que a ampla maioria dos casos em que há a contratação desses profissionais, ocorre em razão do aumento de demanda por um determinado período, que dificulta o cumprimento de prazos pelos advogados internos.
O flexible lawyer é mais indicado para empresas e escritórios de advocacia que podem utilizar o profissional escolhido para realizar serviços específicos, como acompanhamento de um processo de contratação ou de processos que necessitem de conhecimentos específicos que não são compreendidos por sua equipe, adequando seu corpo jurídico para o atendimento de seu core business, reduzindo custos e passivo, sem deixar de lado a qualidade dos serviços prestados.
Em um mundo onde a economia compartilhada é uma realidade cada vez mais entranhada na sociedade, os profissionais também devem se ater às novas oportunidades, resta saber se o mercado brasileiro está preparado para mais esta mudança.