Comtur Regional se reposiciona para apoiar o turismo local
Objetivo da entidade representativa é ter um papel não apenas institucional mas também executor e gerador de ações na Região das Hortênsias
Uma boa nova para o turismo da Região das Hortênsias. O Conselho de Turismo Regional está sendo reformulado e terá seu papel ampliado. A ideia é que o órgão cresça e possa também executar algumas das ações propostas pela própria entidade, composta por representantes locais do segmento, secretarias de turismo e associações comerciais municipais.
Jorge Mezzomo, presidente do Comtur Gramado e também do Comtur Regional, esteve em reunião remota semana passada com lideranças, entre elas Luciano Gonçalves, gerente executivo do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau; Marcos Alexandre Streck, presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis, e seu executivo Eduardo Costa; além de Carlos Alfredo Shäffer, diretor da Associação Comercial de Canela. “A reunião foi positiva. As pautas no contexto de região não estavam sendo planejadas. Agora, com metas, que respondam aos anseios da Região das Hortênsias, poderemos dar continuidade a tais agendas tão importantes”, aponta Mezzomo.
A intenção é que o Comtur Regional defenda nas instâncias apropriadas a melhoria e ampliação de infraestruturas (estradas, acessos, aeroportos), promoção do destino em conjunto, levantamento de dados (pesquisas socioeconômicas), interlocução com governos em todas as esferas, entre outros. De acordo com ele, a repaginação do Comtur Regional cria um fórum, que estabelece diretrizes para encontrar soluções com maior agilidade. “Tudo com práticas de gestão privadas e colaborativas no contexto público e no entendimento político”, conclui Mezzomo.