Composite Group Brazil apresenta Verga Fibra para revolucionar a construção civil no País durante a Concrete Show 2022

O Verga Fibra da Composite, barra polimérica produzida com um mix de fibra de vidro e resina epóxi, é mais leve, durável e sustentável do que o vergalhão de aço e promete vantagens aos construtores. Produto está sendo apresentado pela primeira vez em uma feira Concrete Show.

 

A Composite Group Brazil, multinacional com foco em pesquisa e desenvolvimento de reforços de construção, está revolucionando a construção civil ao gerar maior economia e sustentabilidade para o setor por meio de tecnologia e da criação de materiais com características únicas e inovadoras. A entrada no País, em 2020, possibilitou o início do processo de produção de reforços de construção com matérias-primas baseadas em peças compostas de fibra de vidro para toda a América Latina mediante a instalação do parque fabril, na cidade de Ponte Serrada, oeste de Santa Catarina. E é justamente este produto – o Verga Fibra da Composite – o carro chefe da empresa em sua primeira participação na Concrete Show.

O Verga Fibra da Composite é a barra polimérica produzida em forma de hastes com o núcleo feito de fibra de vidro e resinas epóxi. Seu processo de fabricação garante alta resistência à tração; resistência à corrosão e à ação de substâncias químicas (o que eleva a durabilidade e a resistência das estruturas) e baixa condutividade térmica, minimizando as tensões internas e as fissuras no concreto, decorrentes das mudanças de temperatura. Por ser produzido em fibra de vidro, o vergalhão se torna mais leve, garantindo assim maior agilidade e menor esforço durante o transporte, manuseio e manutenção. Sua produção em metro também possibilita a entrega em tamanhos compatíveis ao projeto, reduzindo assim a quantidade de material excedente, tornando-o mais econômico e sustentável.

Atualmente, a barra polimérica da Composite é produzida e comercializada em bitolas de 4 a 12 milímetros e o vergalhão pode ser entregue em rolos de 12, 50, 100 e 200 metros. Para bitolas de 16 milímetros, a entrega é feita em barras sob demanda. Além de malhas prontas vendidas em tamanho padrão de 2,45 x 6,00 ou mesmo rolos de 2,45 x 30,00.

A primeira concretagem com o Verga Fibra da Composite no Brasil ocorreu em 2020, no Edifício Prisma, da Construtora Solus, em Abelardo Luz (SC). A obra comercial e residencial, que ficou marcada na história da construção civil catarinense, possui cinco pavimentos, contendo quatro salas comerciais. Na execução, foi utilizada uma malha de 5mm com espaçamento de 15 centímetros e concreto apropriado.

Para agilizar o processo de secagem e evitar evaporação, a equipe de profissionais responsáveis pela obra utilizou lona, posicionada abaixo das malhas feitas com Verga Fibra da Composite. O melhor desempenho foi garantido na utilização de cadeirinhas (espaçadores) de 3 centímetros na armadura negativa, evitando a retração para combater os esforços solicitados em projetos.

Mais recentemente, a estrutura de um food hall (área de restaurantes ao ar livre) foi concretada com o Verga Fibra da Composite, em Porto Alegre (RS). O empreendimento de lazer ficará em um ponto estratégico da capital gaúcha, na esquina da Avenida Ipiranga com a Silva Só e, adiante, vai abrigar um grande projeto de uma das maiores construtoras e incorporadoras do Rio Grande do Sul.

Composite Group – Fundada em Krasnodar, na Rússia, em 2010, a empresa logo se tornou líder do setor. Em 2012, em Cheliabinsk também na Rússia, iniciou-se a produção de reforços de fibra de vidro para a construção civil. Nos anos seguintes, a empresa manteve-se focada em desenvolver novas linhas de produtos e aperfeiçoar os processos de fabricação. A empresa atingiu todos os certificados e padrões de qualidade internacionais e, no final de 2015, expandiu sua produção no segmento de materiais de construção. Implementou, em 2017, a aplicação do sistema de gestão de qualidade ISO 9000-2015, recebendo certificações na área de Projetos, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos polímeros compostos destinados ao reforço de estruturas e elementos de construção, na construção civil, industrial e de estradas. Chegando ao País, fundou-se o Composite Group Brazil em 2020 e iniciou-se a produção e comercialização do Verga Fibra da Composite para toda a América Latina, com a instalação do parque fabril, em 2020, na cidade de Ponte Serrada (SC). No mundo, além de Brasil e Rússia, o Composite Group também está presente no Egito e na Índia.

Assessoria de imprensa – QG Comunica

Queli Giuriatti – 51 98456-0846 – queli@qgcomunica.com.br

Bárbara Ghidini – 51 99944-3911 – info@qgcomunica.com.br

Ingrid Guerra – 51 99676-6579 – redacaoqgcomunica1@gmail.com

Fabiane Bondan – 51 99676-6579 – redacaoqgcomunica@gmail.com