Atrás de programação de verão com os pequenos? Que tal um passeio ao ar livre pela história da cidade?
Visitar o Novo Muro da Mauá é uma sugestão. Uma excelente alternativa de atividade cultural para as crianças que passam o verão em Porto Alegre e que podem aproveitar esse tempo livre para conhecer a história da fundação da capital gaúcha de forma lúdica, interativa e ao ar livre.
O Novo Muro da Mauá – assinado pelo consórcio formado pelas empresas Sinergy e HMídia – oferece uma experiência de cunho educativo para crianças e jovens, ideal para ser usufruída durante as férias de verão. Nesta etapa do projeto, as telas contam a história da fundação da capital gaúcha. Os painéis expostos nesta primeira fase trazem representações da chegada dos primeiros casais de açorianos à região, perpassando neste trajeto até alguns dos mais importantes símbolos porto-alegrenses nos dias de hoje. Os conteúdos disponíveis no Muro apresentam QR Codes que direcionam os visitantes para o site www.murodamaua.com.br, de modo a desdobrar e aprofundar conhecimentos sobre cada mural no ato, para quem portar o celular ou smartphone na visita ao espaço.
Por isso, percorrer o trajeto de 750 metros do Novo Muro da Mauá é uma excelente oportunidade de aprendizado para os jovens, de modo lúdico, ao ar livre e multimídia – bem como eles gostam. Nos dias mais quentes, a sugestão é realizar o passeio no finzinho da tarde já que o trecho conta agora com potente iluminação, câmeras de segurança e patrulhamento constante da Guarda Municipal. O trajeto pode, inclusive, ser concluído no Cais Embarcadero, que funciona diariamente, tem entrada franca e onde não faltam opções de áreas de descanso e lancherias para a gurizada.
Além da história de Porto Alegre, obras de relevantes artistas plásticos que compõem o acervo de museus da cidade estão reproduzidas nos painéis do Novo Muro da Mauá, constituindo também uma exposição de arte a céu aberto. Participam deste recorte as pinacotecas Ruben Berta e do Instituto de Artes da UFRGS e os museus MARGS, MACRS e Fundação Iberê Camargo.
Escolas, creches, grupos de vizinhos, pais e mães têm se organizado em pequenos grupos e de forma autônoma para realizar o passeio cultural e aproveitar o Novo Muro da Mauá como espaço de lazer e aprendizado. Em março deste ano as telas serão trocadas por uma curadoria fotográfica exclusiva em homenagem aos 250 anos da cidade, o que faz com que a oportunidade de conferir esta etapa histórica do projeto seja agora.
Assessoria de imprensa – QG Comunica
Queli Giuriatti – 51 98456-0846 – queli@qgcomunica.com.br
Mari Alves – 51 98639-9215 – redacaoqgcomunica@gmail.com
Bárbara Ghidini – 51 99944-3911 – info@qgcomunica.com.br