Arte Clínica avança na jornada de reencontro da mulher com seu corpo no pós-parto por meio da definição e sempre com naturalidade
Com técnicas de referência, o espaço coordenado pelo cirurgião plástico Daniel Pinheiro Machado é um dos primeiros no País focado na reparação das alterações do corpo feminino depois da gestação.
Especializada no atendimento a mulheres no pós-maternidade, a Arte Clínica, em Porto Alegre, é reconhecida por unir segurança, atendimento humanizado e técnicas de alta precisão para tratar alterações corporais como flacidez abdominal e mamária, diástase e gordura localizada. O espaço é uma das primeiras no Rio Grande do Sul a oferecer a M.I.R.E.L.A. (Minimally Invasive Robotic Endoscopic Lipo Abdominoplasty), técnica que combina videocirurgia e robótica para corrigir a diástase abdominal com maior precisão, menos trauma e recuperação mais rápida. O cirurgião plástico Daniel Pinheiro Machado, diretor da clínica, explica que a M.I.R.E.L.A. permite uma abordagem mais delicada e eficiente no reparo do abdômen. “Com o auxílio da câmera endoscópica e da robótica, conseguimos visualizar e corrigir a diástase com muito mais precisão, preservando tecidos e reduzindo o desconforto no pós-operatório”, explica.
O procedimento utiliza pequenas incisões para aproximar os músculos e melhorar o contorno abdominal, gerando cicatrizes discretas e menor tempo de afastamento das atividades. Entre as vantagens do procedimento M.I.R.E.L.A. estão a menor manipulação dos tecidos, redução do risco de complicações, tempo cirúrgico otimizado e retorno mais rápido às atividades. “Nosso objetivo é oferecer resultados naturais e seguros, aliando o que há de mais moderno na cirurgia plástica às necessidades específicas de cada paciente”, acrescenta Daniel.“Buscamos, em nossos procedimentos, encontrar o equilíbrio perfeito entre os desejos de nossas pacientes e o conhecimento adquirido ao longo do tempo e da prática”, completa.
Além da M.I.R.E.L.A., a clínica é referência em cirurgias de mamas (mastopexia, mamoplastia) e abdominoplastia. Localizada no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, e com unidade em Capão da Canoa, a equipe é liderada pelo Dr. Daniel, especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, graduado em Medicina pela UFRGS, com residência em Cirurgia Geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em Cirurgia Plástica na Santa Casa de Porto Alegre, onde também atua como instrutor de residência médica.
2,3 milhões de cirurgias – A busca por procedimentos tem avançado nos últimos anos, especialmente na busca de um resultado cada vez mais natural, menos invasivo e que proporciona a retomada breve da rotina. O Brasil é um dos países líderes em realização de cirurgias plásticas estéticas no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos em número total de procedimentos. Em 2024, o País registrou mais de 2,3 milhões de cirurgias, conforme dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. Diante dessa intensa demanda, a Arte Clínica, para garantir todos os cuidados, conta com protocolos na fase pré-operatória, que se inicia na primeira consulta, envolvendo exames para verificar o estado de saúde físico, nutricional e mental e, principalmente, avaliar se a paciente atende aos requisitos para determinado procedimento. Atenção especial também para o período de recuperação, pois qualquer cirurgia exige atenção posteriores.
M.I.R.E.L.A – Trata-se de uma lipoabdominoplastia minimamente invasiva endoscópica robótica. Essa técnica reúne as vantagens da videocirurgia e da robótica, oferecendo a tecnologia necessária para atingir um excelente resultado com a recuperação mais branda possível, claro que para pacientes que têm a indicação após avaliação médica. Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva, que aproxima os músculos e corrige a diástase com maior precisão e menos trauma. Esse tipo de intervenção caracteriza-se por ser um procedimento cirúrgico no qual não é necessário realizar grandes incisões e, por isso, as cicatrizes são pequenas e o período de recuperação bem mais curto. Os resultados de qualquer cirurgia estética variam de pessoa para pessoa, porém, a melhora da aparência física tem um impacto positivo na autoestima da mulher.
Arte Clínica – A Arte Clínica coloca em prática procedimentos avançados em cirurgia plástica, sendo referência para mães e mulheres, a partir de procedimentos seguros e modernos como M.I.R.E.L.A. para contorno corporal, cirurgias de mamas (mastopexia, mamoplastia) e abdominoplastia. Está localizada no bairro Petrópolis, com atendimento humanizado e tecnologias inovadoras que estão revolucionando o mundo dos procedimentos estéticos.
Daniel Pinheiro Machado – Daniel Pinheiro Machado responsável pela Clínica, é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Graduado em Medicina pela UFRGS, em Cirurgia Geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Porto Alegre. Também é instrutor do Programa de Especialização (residência médica) em Cirurgia Plástica da Santa Casa de Porto Alegre, além de professor de Cirurgia no curso pré-residência O Residente. A Arte Clínica está localizada na Av. Senador Tarso Dutra, 605, sala 1202, bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Também conta com unidade na Rua Ubirajara, 793, bairro Girassol, em Capão da Canoa.